Com o advento da internet, o mundo da informação e do entretenimento se tornou – continua a se tornar – cada vez mais dinâmico e repleto de conteúdo.
Com isso, o perfil dos consumidores também se alterou e hoje em dia é possível notar que as pessoas exigem mais qualidade na hora de assistir conteúdos online, assim como preferem uma variedade maior de conteúdo.
Além disso, os consumidores passaram a optar cada vez mais por serviços interativos, onde eles pudessem interagir mais com a programação de seus conteúdos, decidindo sobre o que querem assistir e também quando farão isso, por exemplo.
Serviços Online?
Todas estas condições citadas anteriormente aliadas a popularização cada vez maior da internet banda larga, propiciaram o surgimento do conteúdo online a Televisão por Protocolo de Internet (do inglês Internet Protocol Television). Esta é uma tecnologia de transmissão de sinais televisivos para aparelhos de televisão digitais e outros meios.
Do mesmo modo que o sistema VOIP (Voz sobre IP), tem como meio de transporte de seu conteúdo o protocolo de internet, conhecido também como IP (internet protocol).
Como funciona?
Esta tecnologia nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga. Ao invés de receber seu sinal de televisão pela antena ou pelo cabo da sua operadora de TV a cabo, você a recebe via internet.
Este serviço exige um conversor (também conhecido como TV Box), que transformará o sinal recebido através da internet para que ele possa ser visualizado na tela.
Segundo consta, o serviço exige uma conexão com a internet de pelo menos 5 MBPS, o que não deve comprometer o restante de sua banda. Por exemplo, se você assina um pacote de banda larga de 2 MBPS juntamente com um de conteúdos online, o serviço deverá contar com pelo menos 5 MBPS.
Conteúdo
Apesar de toda a facilidade, o conteúdo exibido não será o mesmo de um conteúdo aberto, salvo se alguma emissora resolver entrar neste ramo. É mais provável encontrar canais exclusivos e também transmissão de conteúdos sob demanda, adquiridos pelos clientes.
Além disso, por ser um sistema interativo e contar com a participação do cliente, este sistema também proporcionará sistemas de comércio online, além é de entretenimento e diversão, aproximando-se ainda mais de uma função que era exclusiva da dupla computador e internet.
Deste modo, você poderá realizar comprar, acessar sites de conteúdos, música e apresentações de fotos sem que para isso necessite de um computador. Tudo poderá ser feito através da sua televisão conectada a internet.
Números
Estima-se que em poucos anos o sistema de conteúdos online deve se tornar mais utilizado do que a própria internet banda larga. Até 2010, é esperado que mais de 48 milhões de lares no mundo todo deverão ter o serviço, segundo pesquisas do Gartner Group.
Esta mesma pesquisa estima que entre 2006 e 2011, o número de usuários de internet banda larga atinja mais de 600 milhões de clientes no mundo, o que significa que as previsões acerca do Iserviços online não são nada despretensiosas.
Segundo um estudo mundial, realizado pela empresa Pyramid Research, o crescimento do conteúdo “abocanhará” uma fatia de mercado dos conteúdos a cabo. Segundo este estudo, a participação da internet na base desde TV irá de 3% em 2008 para 40% 2019, enquanto que no mesmo período a participação das TVs a cabo diminuirá de 76% para 45% neste mesmo período.
Espero que este artigo tenha sido esclarecedor e que possa ajudar a solucionar algumas dúvidas acerca de uma tecnologia que promete tanto quando o assunto é entretenimento caseiro.